sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jogo do mês de Abril!!

A BioWare está com a corda toda. Depois de Mass Effect, agora é a vez de Dragon Age receber sua sequência. Faltando poucos dias para o lançamento, o título para PC, PS3 e Xbox 360, promete gráficos mais bonitos, jogabilidade diferenciada e uma história aprofundada. Com uma abordagem diferente, voltada mais para o RPG de ação e pensando em agradar ao público dos consoles e do PC, o jogo promete tirar horas de sono de muita gente.

A nova forma como a BioWare encara a sequência fica clara na frase de um dos principais responsáveis pelo game. "O que nós queríamos fazer, fundamentalmente, era dar a franquia uma injeção de adrenalina", disse o designer chefe, Mike Laidlaw. Tudo indica que conseguiram.

O enredo gira em torno de Hawke, um nobre refugiado de Lothering, uma pequena vila destruída durante a guerra mostrada em Dragon Age: Origins. Após abandonar o local com sua família, passa a viver em Kirkwall, uma das cidades mais populosas dos Free Marches. O protagonista acaba envolvido em conspirações e começa a trilhar o caminho para tornar-se o Campeão. A demo começa com um templário da Chantry procurando pelo protagonista para que ele traga ordem ao caos.

Infelizmente desta vez não será possível escolher a raça de seu personagem, porém todas as outras opções de customização estarão presentes, seja de aparência, sexo, classe e tudo aquilo que gostamos em um RPG. As três classes que estarão disponíveis são: Warrior, Mage e Rogue. Os Warriors são lutadores brutais e lentos, os Mages podem lançar feitiços de longe, mas são fracos no combate corpo-a-corpo e os rogues são equilibrados e furtivos. Novamente todas terão muitas opções para evolução, com diferentes skill trees, habilidades, magias, etc.

Falando nisso, a evolução dos personagens foi parcialmente modificada. Os pontos ainda são distribuídos conforme você evolui, porém agora existe uma série de skill trees correlacionadas que podem ser destravadas conforme você sobe de nível. Alguém mais lembrou de Diablo II?

Pela demonstração fica claro que Dragon Age II se aproxima de um jogo de ação. Você continua controlando um grupo de personagens simultaneamente, entretanto agora tem mais escolha se quer partir pra porrada ou pensar mais taticamente. Em geral as lutas estão mais rápidas, fluidas, dinâmicas, divertidas e violentas. Um dos principais pontos é a mobilidade. Os personagens se movem melhor e o posicionamento, que já era importante, ganhou ainda mais peso no combate. A possibilidade de desviar de golpes rodeando inimigos é algo que faz tudo ficar mais realista.

E para quem gosta dos elementos por turno, não se preocupe, pois eles ainda estão lá. A qualquer momento é possível trocar de personagem ou pausar completamente para usar poções ou lançar magias, você decide se quer fazer ações utilizando comandos em tempo real ou por turnos.

Uma coisa que fica clara é que a empresa adotou de vez o estilo Mass Effect de ser, porém sem deixar de lado tudo que consagrou Dragon Age: origins. Seja no combate, que está até mesmo um pouco mais simples (em um dos combates foi possível vencer apenas apertando o botão de ataque, sem usar poderes), quanto nos diálogos. Agora em formato de roda, permitem uma maior interação, imersão e opções. O seu funcionamento é simples e genial: a roda apenas indica a intenção do que o personagem pode dizer, mas quando ele abre a boca o resultado é algo muito mais complexo e interessante. O resultado são falas sensacionais e que muitas vezes acabam surpreendendo.

Além disso, fica claro que o romance, o sexo e a relação com a família parecem estar ainda mais presentes do que no primeiro jogo. As escolhas morais também estão de volta e realmente devem ter peso no andamento da aventura.

Uma das principais preocupações da BioWare, os gráficos, tiveram uma grande evolução. Muito mais bonitos, claros e com cenários mais vivos, prometem atrair aqueles que torceram o nariz para o primeiro. O melhor é que o visual característico da série continua lá para o deleite dos fãs, com todo aquele ar sombrio e cru. Mesmo assim, Kirkwall é uma cidade muito diferente do que vimos no original, o que mostra que seremos levados por aventuras realmente novas.

Tudo parece conspirar a favor de um dos melhores universos de Hard Dark Fantasy já criados. Agora é aguentar a espera até o dia 08 de março. Crueldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário