quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nintendo tem resultado fraco e corta previsão de lucro anual!!



Reuters. Por James Topham - A japonesa Nintendo apresentou o primeiro prejuízo operacional trimestral de sua história, anunciou um corte de preços em seu videogame portáteis 3DS e reduziu sua projeção de lucro anual para bem abaixo das previsões do mercado, sob efeito de vendas fracas e do iene forte.

O resultado fraco anunciado nesta quinta-feira confirmou os temores dos investidores de que a fabricante de videogames se concentra demais no hardware em um momento no qual o mercado está virando em direção ao software, com jogos para a Internet e para celulares inteligentes assumindo a posição de propulsores do crescimento no setor.

As vendas mais fracas do que as esperadas do portátil Nintendo 3DS e dúvidas de que ele venha a reproduzir o sucesso do console Wii atenuaram o entusiasmo pelas ações da companhia, que caíram em mais de 30 por cento nos últimos três meses, ante alta de dois por cento no índice referência Nikkei.

A Nintendo manteve sua projeção anual de vendas para o 3DS, de 16 milhões de unidades, mas anunciou que vai reduzir o preço sugerido de varejo do aparelho a 15 mil ienes (192 dólares), uma redução de 40 por cento que, segundo observadores do mercado, pode causar desvalorização ainda maior nas ações da empresa.

"Não é normal reduzir em 10 mil ienes o preço de um aparelho menos de seis meses após seu lançamento. Foi uma grande surpresa", disse Yasuo Sakuma, gerente de investimentos da Bayview Asset Management.

O preço do aparelho nos Estados Unidos também será reduzido em quase um terço, para 169,99 dólares.

"Sentimos que a mudança de preços e diversos lançamentos importantes de software, daqui até o final do ano, definitivamente produzirão uma mudança da situação", disse o presidente Satoru Iwata em conversa com jornalistas em Osaka, em referência a títulos das séries Super Mario e Mario Kart que sairão para o 3DS antes do final do ano.

Como parte de sua transição a uma nova geração de hardware, a Nintendo este ano lançou o 3DS com o objetivo de derrotar a concorrência cada vez mais intensa de outras companhias, bem como dos fabricantes de tablets e celulares inteligentes.

A companhia registrou prejuízo operacional de 37,7 bilhões de ienes, ou cerca de 483 milhões de dólares.

A companhia também cortou sua estimativa de lucro operacional para 35 bilhões de ienes (449 milhões de dólares), significando seu menor lucro desde 1985, ante previsão inicial de 171 bilhões de ienes (2,2 bilhões de dólares).

(Reportagem adicional de Antoni Slodkowski, Isabel Reynolds e Yuko Takeo em Tóquio e Yoshiyuki Osada em Osaka)

Nenhum comentário:

Postar um comentário