sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Steve Jobs deixa a Apple para entrar para a história!!

Steve Jobs (Foto: Reprodução)
Steve Jobs (Foto: Reprodução)

A renúncia de Steve Jobs do cargo de CEO da Apple marca o fim de uma era na indústria da tecnologia. Isto pode até parecer um lugar comum, mas neste caso não existe nenhum exagero, afinal estamos falando do homem que criou o iPod e o iPhone, sem falar no iPad.

O objetivo de Steve Jobs sempre foi criar a melhor experiência possível para o usuário dos aparelhos, algo que se tornou uma verdadeira obsessão. A sua eterna busca pela simplicidade e o cuidado que ele tem com os produtos da Apple, desde a embalagem até o sistema operacional, são o principal motivo para a Apple ter saído de uma situação de quase falência até se tornar a empresa de capital aberto mais lucrativa do mundo.

Muitos acreditam que a empresa está fadada ao fracasso sem a presença do seu CEO, mas eu discordo, pois Steve Jobs não iria sair da empresa sem planejar com os mínimos detalhes como seria a sua sucessão. Ao longo da sua vida, Jobs sempre foi tão polêmico quanto genial, e como ele ainda vai continuar sendo o Presidente do Conselho da Apple, ainda veremos a sua influência em muitos produtos. Sua trajetória na empresa foi de muitos altos e um único ponto baixo, sua renúncia em 1985 sob a pressão do Conselho da Apple liderado pelo CEO John Sculley, que tinha sido recrutado pelo próprio Jobs, mas antes disto, muita coisa aconteceu.

O início da Apple

Voltando ao começo, Steve Jobs começou construindo computadores na garagem ao lado do seu amigo e sócio Steve Wozniak. No meio dos anos 70, os dois amigos se divertiam criando versões de um aparelho chamado Blue Box, que emitia o som de tons e permitia que se fizessem ligações de graça para qualquer lugar do mundo. Pouco tempo depois, Steve Jobs estava trabalhando na Atari, e teve a grande sacada de levar o seu grande amigo para lá, onde eles criaram um jogo (Breakout, uma versão do clássico jogo Pong) em apenas 4 dias. Ao ver o jogo rodando em uma TV colorida (com uma simples bola que mudava de cor), os dois perceberam que o uso das cores era um grande diferencial, o que teria uma grande influência nos computadores que os dois criariam juntos.

Em 1976, Woz construiu na garagem o Apple II, quando ainda trabalhava na HP, e Steve Jobs se mostrou a pessoa ideal para vender o aparelho, o que os tornou os dois grandes pioneiros do computador pessoal. Em breve chegaram os investidores, e a Apple nunca mais seria a mesma. Uma visita a Xerox mudou a cabeça dos dois, ao conhecerem um sistema operacional com janelas e um mouse como interface. Um grande passo nesta direção foi o Lisa, lançado em 1983, que não teve sucesso por ser complicado e caro demais. Pouco tempo depois Jobs se juntou ao “time Macintosh”, e apresentou o primeiro Mac em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário