quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CES: Na falta de novidades, Sony aposta no 3D e Microsoft no Kinect!!


A tradicional feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES), que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, começou nesta quinta-feira na esperança de trazer muitas das tendências que chegarão às lojas de todo mundo em 2011. Empresas como Sony, Microsoft, LG, Motorola e Google aproveitam o evento para mostrar suas novidades, mas a sensação é de que nenhum dispositivo ou software realmente inovador foi exibido nas coletivas de imprensa que antecederam a abertura da exposição.

A Microsoft, por exemplo, pouco mostrou de seu novo sistema operacional, o Windows 8, e optou por fazer elogios ao seu sensor de movimento Kinect, que vendeu mais de 8 milhões de unidades desde seu lançamento, há 60 dias. A companhia voltou a falar sobre o Windows Phone 7, sistema operacional para celulares lançado em outubro, mas não chegou a mencionar quando a plataforma chegará ao Brasil.

A tecnologia 3D parece ser um dos destaques de 2011. Pelo menos é no que aposta a Sony, que apresentou à imprensa um novo notebook, o Sony Vaio F-Series, e uma câmera portátil capaz de criar efeitos tridimensionais. Entre os televisores, um display 3D com fones de ouvido foi exibido, bem como um aparelho de DVD preparado para a tecnologia.

A LG, por sua vez, mostrou uma televisão portátil 3D que dispensa o uso de óculos. Batizada LG Non-Glasses 3D Mobile DTV, o aparelho não possui nome comercial definido e nem previsão de lançamento. A empresa sul-coreana mostrou também um celular 3D, com tela de 4,3 polegadas, que não exige o uso de lentes especiais.

A CES 2011 será marcada pelos tablets. De olho no sucesso do iPad e do Galaxy Tab, muitas companhias estão aproveitando a feira para mostrar seus dispositivos. A Motorola exibiu o Xoom, cujo sistema operacional é o Android 3.0, enquanto a Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry, mostrou ao mundo o seu PlayBook.

A segurança, um tema recorrente em eventos de tecnologia, foi um dos destaques da Intel, que apresentou uma solução à pirataria por meio de uma nova linha de chips gráficos chamada Sandy Brigde. A partir desses chips, empresas como a Warner Brothers Home Entertainment poderão disponibilizar on-line filmes em alta-definição e 3D sem se preocupar com a violação dos direitos autorais das obras.

O Android, que conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo, ganhará uma atualização, garante o Google, seu proprietário. Segundo a empresa, o sistema operacional Android Honeycomb (3.0), desenvolvido especialmente para tablets, chegará ao mercado em março através do lançamento do tablet Xoom, da Motorola.

A CES, que acontece em Las Vegas e reúne grandes nomes do mercado de tecnologia termina no domingo.


A acompanhe aqui tudo sobre a CES 2011!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário